Entrevista

Como nasceu a X-Linha?

José Luis Ribeiro, General Manager – A X-Linha surgiu em 1998, comemoramos este mês 20 Anos, na sequência de uma evolução do fabricante Xerox na forma de chegar ao importante segmento de mercado das PME’s, nomeadamente nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto. Num horizonte temporal de sensivelmente 2 anos surgiram vários parceiros Xerox, vulgarmente designados por Concessionários (CCSS) face ao seu estatuto de parceiros monobrand, nas Grande Lisboa e Porto e a XL foi uma dessas empresas. A esmagadora maioria destas empresas parceiras foi fundada por ex-quadros da Xerox Portugal e a XL não fugiu à regra, tendo inicialmente desenvolvido a sua atividade em exclusivo no concelho de Cascais. Só mais tarde, em agosto de 2000, juntou à sua geografia de atuação o concelho de Oeiras, tendo nessa altura duplicado a sua estrutura comercial e de backoffice.

Como foi crescendo o negócio ao longo dos anos?

José Luis Ribeiro, General Manager – Diria que de uma forma consolidada e gradual, fruto de competências acrescidas que a empresa foi adquirindo ao longo dos anos. A este propósito, recordo que a XL é desde a primeira hora CCSS acreditado em equipamentos e software de produção, detendo inclusive durante vários anos este estatuto também para os concelhos limítrofes de Sintra e Amadora, apesar de não ser esta a sua geografia de influência ao nível dos produtos standard (linha Office). A atividade da empresa foi naturalmente crescendo, primeiro de uma forma orgânica através do desenvolvimento de novos negócios e competências e, a partir de 2006, por via da aquisição de uma participação de 50% em 2 outros CCSS Xerox, os quais foram entretanto fundidos em abril de 2015 e são agora uma única empresa: Xecompex.

Qual a principal aprendizagem enquanto CEO/ Sales Director?

José Luis Ribeiro, General Manager – Gerir pessoas e as suas expetativas, sem dúvida! Gerir negócios é francamente mais fácil e previsível e, com empenho, astúcia e dedicação, os resultados surgem com naturalidade. Agora, a gestão da componente humana, em particular nas empresas, mas não só, é francamente difícil e um permanente e diário desafio.

Gonçalo Peixoto, Sales Director – A aprendizagem é uma constante, é um somatório de situações e de desafios que diariamente nos são colocados e que ultrapassamos. Estamos inseridos num mercado onde todos os sectores de atividade estão presentes o que nos leva, obrigatoriamente, a ter que conhecer cada uma das organizações. Só assim conseguimos apresentar a melhor solução em termos de serviço para cada cliente específico. No entanto a maior aprendizagem é sem dúvida estar preparado, preparado para a constante mudança e inovação que as TI´s apresentam. Esta é a única forma de continuarmos a apresentar as melhores soluções e ter um crescimento sustentável.

Que desafios a superar em 2018?

José Luis Ribeiro, General Manager – O maior desafio, sem dúvida alguma, passa por retomarmos a trajetória de crescimento da faturação, crescendo dois dígitos sobre o Volume de Negócios de 2017, retomando o nível de faturação de 2016. Como vamos conseguir materializar esta aspiração? Conquistando novos clientes, captando novas oportunidades nos atuais e, principalmente, obtendo mais e melhores resultados na área de equipamentos de produção e de office muito pressionada pela constante erosão de preços que só conseguimos compensar concretizando mais negócios.

Gonçalo Peixoto, Sales Director – Um dos desafios para 2018 passa por continuar e consolidar o crescimento nos nossos clientes, o nosso principal ativo, a título de exemplo nos anos 2015/16 conseguimos vários contratos internacionais o que neste sector é bastante significativo. O desafio de conquistar novos clientes, sempre presente. Neste ponto o desafio passa por novas e diferentes abordagens. Nos dias de hoje o cliente procura não só que os seus requisitos sejam satisfeitos mas também que aportemos mais-valias às suas organizações.

Que 3 características destaca da Equipa da X-linha?

José Luis Ribeiro, General ManagerResiliência, pois 20 anos de mercado assim o comprovam! Pertença, no senso comum o tradicional “vestir a camisola”, do qual diariamente encontro apontamentos irrefutáveis. Competência, em fazer cada vez melhor, procurando ser uma empresa confiável não apenas para os nossos clientes, mas também para os nossos fornecedores, entidades bancárias e colaboradores. Como exemplo, no dia em que esta empresa no diálogo com uma instituição bancária não conseguir ser convincente na sua argumentação, algo está errado na sua estratégia.

Gonçalo Peixoto, Sales DirectorConhecimento, a XL tem nos seus colaboradores um vasto conhecimento do mercado e da tecnologia dada pela formação constante e pela investigação própria que fazem. Dinâmica, todos os elementos têm uma dinâmica excelente sempre na procura de melhor servir os nossos clientes. Honorabilidade, a mais importante e vincada característica da Equipa XL. Esta é uma linha pela qual sempre nos guiamos que leva a que nos dias de hoje sejamos respeitados e reconhecidos.